Como obter cotações online BOVESPA no GnuCash

March 31st, 2008

Category: Software Livre e Open Source

Dica rápida de como configurar para o GnuCash obter cotações de suas ações da BOVESPA automaticamente.

 

O GnuCash é um software livre para controle de finanças pessoais ou de pequenas empresas. Você pode baixá-lo do site oficial http://www.gnucash.org, em versões para Windows e Linux.

Este é o tipo de coisa que depois de um tempo usando você não consegue entender como vivia antes sem ela. O controle de receitas, despesas, patrimônio, contas a pagar, entre outros, permitem que você tenha visibilidade de como está realmente usando seu dinheiro e acaba fazendo isso com maior inteligência.

Este pequeno artigo ou dica trata de um recurso específico do GnuCash, relativo ao registro de investimento em ações da BOVESPA compradas diretamente. Trabalhando através de uma conta bancária e uma corretora de ações, você pode comprar e vender facilmente pela Internet.

Ao manter o registro de um lote de ações compradas e ainda não vendidas, o GnuCash mostra a quantidade de ações depositadas e o seu valor correspondente em Reais, de acordo com a última cotação que ele tenha informação.

Com o recurso do Editor de Títulos e do Editor de Cotações, você gerencia o cadastro de cotações de todas as ações que tenha em carteira. A adição de uma nova cotação pode ser feita manualmente, ou de forma automática. Para obter estes dados via Internet o GnuCash utiliza o módulo Perl chamado Finance::Quote.

Vamos ver aqui como configurar o Editor de Títulos para obter a última cotação de ações da BOVESPA pela Internet. É muito simples cofigurá-lo para trabalhar com bolsas dos Estados Unidos, mas quando precisei para o controle de minhas ações no Brasil, tive dificuldades pois o manual não ajuda muito nesse ponto, e o que parecia intuitivo não funcionou.

Apesar disso, depois que descobri como funciona, é extremamente simples cadastrar novos títulos.

Tomando como exemplo ações da Petrobrás PN, cujo símbolo na BOVESPA é PETR4, você deve cadastrar este título no GnuCash da seguinte forma:

Campo Valor
Nome Completo Petrobras PN
Símbolo/Abreviatura PETR4.SA
Tipo Sao Paolo
Obter Cotações na Internet (checkbox) Marcado
Tipo de Fonte de Cotação (radio button) Único
Fonte de Cotação (dropdown list) Yahoo

 

 

 

 

 

 

O que parece confuso é que temos disponível na lista de fontes de cotação o Yahoo Brasil, mas não consegui fazer funcionar com ele. O Yahoo comum, dos Estados Unidos, funciona desde que você inclua o .SA após o símbolo do título, e o tipo deve ser mesmo Sao Paolo, não é São Paulo 🙂

Crie para todas as outras ações um padrão semelhante, por exemplo, a VALE5 se torna VALE5.SA. Se você quiser pesquisar antes se a cotação de determinada ação pode ser obtida pelo Yahoo, acesse o site http://finance.yahoo.com e faça um Get Quotes no símbolo que você conhece da ação.

Depois disso basta ir no Editor de Cotações/Preços e clicar no botão Obter Cotações. Para automatizar a coleta dos dados acrescente o comando abaixo a sua crontab:

gnucash –add-price-quotes $HOME/gnucash-arquivo

O arquivo informado como último parâmetro do comando é o seu arquivo de trabalho no GnuCash, aquele que aparece na barra de título da aplicação.

Coloque a frequência que desejar na crontab para a execução do comando, e você terá sempre o valor monetário atualizado para as suas ações cadastradas no GnuCash.

Boa sorte.

Helder Garcia

1 comment

  • Ian Liu Rodrigues says:

    Eu estava tentando utilizar esta funcionalidade, mas o GnuCash me retornava um erro dizendo “There was an unknown error while retrieving the price quotes”. Resolvi isto instalando os módulos de Perl Date::Manip e Mozilla::CA. No meu caso, como uso ArchLinux, bastou rodar “pacman -S perl-date-manip perl-mozilla-ca”.


  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *