IBM diz que vai portar Microsoft Office para o Linux

February 16th, 2004

Category: Ultimas

Tagged with:

Stefan Pettersson, gerente de divisão Lotus da IBM, diz que "será possível rodar o pacote Office no Linux. Como isso será feito, ainda não podemos revelar. Mas estamos trabalhando junto com a Microsoft, que tem nos fornecido parte de seu código. Já trabalhamos desta forma antes".
Pettersson se refere ao cliente de email do Outlook, que foi portado para o Domino, com a colaboracão da Microsoft.
A Microsoft nega que esteja colaborando com a IBM e especula que a única solucão possível seria através de emulacão, como faz o wine.


É difícil realmente acreditar que a Microsoft estaria envolvida em tal projeto. Mas a questão é que a Microsoft, já muito abatida no terreno de servidores, vem sofrendo perdas no campo dos desktops também.
A IBM vem, nos últimos anos, incentivando e investindo no Linux como solucão de desktop. A tendência atualmente é favorável ao Linux, mas quando se fala de pacotes para escritórios, o Microsoft Office ainda é o preferido das empresas. Então, pode chegar o momento em que a Microsoft siga a estratégia de "se você não pode vencê-los, una-se a eles". Pessoalmente acho que esse momento ainda está longe.
Usuários domésticos apaixonados por Linux certamente terão resistência a utilizar um "Microsoft Office for Linux" em seus desktops, mas seria uma boa alternativa para que empresas fizessem uma migracão indolor de seus ambientes.
A enquete deste mês do SouNerd.com faz esta pergunta ao usuários do site.
Leia a reportagem completa aqui.

No comments yet


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>