Incrementando seu SpamAssassin

July 15th, 2004

Category: Administracao e Suporte

Um conjunto de regras para você incluir no mecanismo de filtragem de SPAM do SpamAssassin.


Ao contrário do que muita gente pensa, o SpamAssassin não é feito apenas para servidores de email. Você pode instalá-lo facilmente no seu computador. Ele vai rodar como um daemon.
No seu cliente de email, você configura uma regra do tipo Pipe Message to Shell Command, no comando coloca /usr/bin/spamc -c, e no critério does not return 0. A seguir a ação que deve ser tomada ao se identificar o email, como por exemplo, mover para um folder específico ou mesmo deletar a mensagem.
Esse tipo de regra manda a mensagem para ser analisada pelo daemon do spamassassin. Caso ele identifique como spam o daemon retornará um valor diferente de zero. O texto que nomeia a regra pode variar, mas a maioria dos clientes de email oferece este recurso. O exemplo dado aqui foi feito com o Evolution.
A instalação do SpamAssassin é simples e instruções podem ser encontradas no site do projeto. Tutoriais em português também podem ser encontrados na net, mas qualquer dúvida poste no fórum. Versões para Windows e plugins para o Outlook existem, e o site do projeto dá algumas direções sobre isso.
Os comandos abaixo permitem o download de novas rulesets (regras) para tornar o seu SpamAssassin mais eficiente. Basta você, em um shell, ir para o diretório /etc/mail/spamassassin, copiar e colar os comandos para baixar os conjuntos de regras. Depois reinicie o daemon do SpamAssassin para que ele carregue as novas regras. Isso geralmente pode feito com o comando /etc/init.d/spamassassin restart, na instalação default.

cd /etc/mail/spamassassin/

wget http://mywebpages.comcast.net/mkettler/sa/antidrug.cf
wget http://www.emtinc.net/includes/backhair.cf
wget http://www.emtinc.net/includes/chickenpox.cf
wget http://www.rulesemporium.com/rules/99_FVGT_Tripwire.cf
wget http://www.rulesemporium.com/rules/bigevil.cf
wget http://www.rulesemporium.com/rules/evilnumbers.cf
wget http://www.stearns.org/sa-blacklist/random.current.cf
wget http://www.stearns.org/sa-blacklist/sa-blacklist.current
wget http://www.stearns.org/sa-blacklist/sa-blacklist.current.uri.cf
wget http://www.timj.co.uk/linux/bogus-virus-warnings.cf

– hlbog

Fonte: lxer.com

No comments yet


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>