MP3 com Proteção Anticópia

March 3rd, 2004

Category: Ultimas

Tagged with:

O anúncio dos detentores da patente do formato MP3 de que vão incorporar ao padrão o DRM (Digital Right Management) indica que a pressão das grandes gravadoras está surtindo algum resultado.

A notícia pode ser vista na INFO Online.
Na minha opinião será mais uma aposta fadada ao fracasso. Um novo padrão ou mecanismo será criado para compartilhar livremente música na Internet.
Esse caminho já é sem volta, e a indústria tem que aceitar isso e adaptar-se, não tentar impedí-lo. Da mesma forma que o progresso tecnológico afeta pessoas comuns ao inutilizar profissões inteiras, agora é a vez deste mesmo progresso afetar um importante meio de lucro da indústria. E da mesma forma que em outras situações, muito será feito pelas vítimas deste processo para retroceder e impedir a "injustiça", mas tudo em vão.
A evolução que não tem piedade dos fracos e oprimidos também não poupa os fortes e opressores! A indústria deve desistir, abandonar essa forma de lucro e procurar outra. Os autores nunca receberam realmente alguma coisa significante em relação aos direitos autorais e de vendas de discos, focando sua fonte de renda nos shows demandados pelo sucesso. É claro que esse sucesso é resultante do marketing implementado pela indústria que recebe em troca os lucros pela venda dos discos, e o ciclo de reinicia.
Um novo processo deve ser definido, que beneficiará de forma mais justa a todos, apreciadores de música, autores, e distribuidores.

No comments yet


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>