O que vem antes do C?

March 4th, 2004

Category: Outros

A linguagem precursora do C chamava-se B, mas a ordem alfabética pára por aí. A avó do C era a BCPL – Basic Cambrigde (ou Combined) Programming Language.


A BCPL surgiu paralelamente ao Unix, e foi originalmente escrita em assembler por Martin Richards nos laboratórios da Cambrigde University, pelos idos de 1960. Na verdade, BCPL foi uma versão simplificada da CPL, ambas liguagem não tipadas.

Em 1970, Ken Thompson, que estava desenvolvendo o Unix junto com Dennis Ritchie, decidiu criar um Fortran em cima de uma linguagem chamada TMG. No meio da cruzada ele desviou-se do caminho e sob forte influência da BCPL, criou a linguagem que ficou conhecida como B language.
Após algum tempo, Dennis Ritchie evoluiu esta linguagem para a conhecida linguagem C, que foi inclusive utilizada para a reimplementação do Unix. Há afirmações de que antes do real surgimento do C, ainda houve uma transição com uma linguagem chamada NB – New B. Em 1978 Kernighan lança o famoso The C Programming Language, conhecido como o white book. A partir daí veio a padronização ANSI e então foi o começo da dominação da linguagem que conhecemos hoje como a mais utilizada em ambientes Unix.

Para quem tem interesse em ler mais sobre o assunto, listo abaixo alguns links de artigos relacionados. Alguns datam de 1993.

Artigo de Alan Watson, 1993;
Artigo de Mark Brader, 1993;
User’s Reference to B, Ken Thompson, 1996;
The Programming Language B, Kernighan e outros, 2000;
A Tutorial Introduction to the Language B, Kernighan, 1996;
The Development of the C Language, Dennis Ritchie, 1993;
Programming in C: A Tutorial, Kernighan, 1974.

No comments yet


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>