SMB Web Client

February 11th, 2005

Category: Linux

Experimentei esse cliente web com o qual você pode explorar compartilhamentos da rede Windows através do seu browser na plataforma Linux. A sua utilização é super simples e prática. Muito legal… Veja o texto completo para saber como usá-lo.


No site do SMB Web Client você pode baixar o único arquivo php de que
é composto, o smbwebclient-x.x.tgz.
Basicamente, você vai precisar de um servidor Web para hospedar o arquivo php. Se você tem um servidor local na sua estação, mesmo que seja para teste/desenvolvimento, ele serve.
Você deve ter instalado também o smbclient e o PHP. No site diz PHP 4.x ou maior, rodei ele com o PHP 5.x sem problemas.
Descompacte o arquivo smbwebclient.tgz, ele só contém o arquivo smbwebclient.php. Ele arquivo deve ser copiado para dentro da estrutura do web server. É necessário configurá-lo para acessar o seu domínio e compartilhamento. Abra-o com o vi ou seu editor de textos preferido e altere pelo menos as seguintes variáveis de configuração:

var $cfgSambaRoot = ‘DOMINIO/SERVIDOR/PASTA’;
var $cfgSmbClient = ‘/usr/bin/smbclient’;

Substitua DOMINIO pelo nome do seu domínio, SERVIDOR pelo nome do servidor que deseja acessar, e PASTA pelo nome do compartilhamento neste servidor.
A segunda variável deve indicar a localização do binário do cliente samba. Para descobrir onde está o seu você pode usar o comando which smbclient.

O resto é bem simples. Dado que o seu servidor Web se chama, digamos, localhost e você descompactou o arquivo smbwebclient.php para a árvore root do servidor web (logo abaixo do www), basta você abrir o browser no endereço http://localhost/smbwebclient.php. Ele pedirá o seu usuário e senha do domínio e voila! As pastas compartilhadas estão disponíveis para diversas operações como:

  • Download e upload de arquivos;
  • Renomear arquivos ou pastas;
  • Apagar arquivos ou pastas;
  • Baixar pastas inteiras de forma compactada, como tar.gz.

Nota: Se você quiser saber como instalar o Apache e o PHP, consulte o tutorial Mambo Open Source & Friends.
Abs,


hlbog

No comments yet


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>